sexta-feira, 21 de setembro de 2012

21 DE SETEMBRO – DIA DA ÁRVORE



A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

A importância das árvores -

 Fonte: google imagens

Absorvem pelas raízes uma porção notável de água, cerca de 100 litros por dia, no caso do plátano, da qual só um pequeno percentual é incorporado aos tecidos vivos, evaporando-se o resto.
As árvores têm influência sobre a fauna, o clima que as envolve e o restante da flora; as próprias florestas fabricam literalmente seu solo a partir das camadas de folhas secas que se transformam em húmus.
Protetoras da atmosfera, do sol e das águas, abrigo das aves, cortinas contra o vento e a poeira, as árvores continuarão indispensáveis à vida humana.

Árvores do Brasil –


Ipê Amarelo

Fonte: http://circulandoporjoinville.blogspot.com/2015/10/ipe-amarelo-gigante.html

Seu nome comum é ipê amarelo do cerrado ou ipê do morro, ou ainda, cascudo. O nome científico é Tabebuia chrysotricha. Da família das Bignoniaceae, o ipê amarelo mede, em média, de 4 a 10 metros de altura.
Suas flores são amarelas, em cacho, e seus frutos são vagens de 20 cm, geralmente ásperas.
Muito usado em paisagismo e arborização, o ipê floresce rápido, não sendo considerada uma árvore de grande porte.

Jacarandá



Fonte: https://bon-saishop.nloja.com/product/arvore-jacaranda-mimosifolia/


Conhecida como Jacarandá da Bahia, esta árvore tem como nome científico Dalbergia nigra, sendo da família das Leguminosae-papilionoideae. Também pode ser encontrada com o nome de jacarandá preto ou jacarandá craviúna.
Mede entre 15 e 25 metros, sendo considerada uma árvore de médio a grande porte. Suas folhas são pequenas, em cacho, e na cor clara. Dá vagens marrom com 1 ou 2 sementes como fruto.
O jacarandá é uma árvore muito procurada por causa da boa qualidade de sua madeira. Por ser muito explorada, dificilmente se vê hoje em dia um jacarandá de grande porte nas matas.

Jequitibá


Fonte: http://curiosidadesvegetais.blogspot.com/2017/06/o-jequitiba-rosa.html


Da família das Lecythidaceae, o jequitibá é conhecido como jequitibá branco. Mede entre 35 e 45 metros de altura, sendo considerada uma árvore de grande porte. É também uma das espécies mais presentes na região da mata atlântica. A boa qualidade de sua madeira faz com que seja muito procurada.
          Suas folhas apresentam um tom avermelhado na primavera e suas flores são claras. Seu fruto já foi muito utilizado para fazer cachimbo.

Peroba do campo


Fonte: http://perobaslimaduarte.blogspot.com/2012/12/pe-de-peroba.html
        
Seu nome científico é Paratecoma peroba, da família das Bignoniaceae. Muito conhecida como ipê peroba, peroba amarela e ipê baiano.
Sua altura média é de 20 a 40 metros, sendo considerada de grande porte. No passado, foi muito explorada pela boa qualidade de sua madeira.

É chegada a hora do homem começar a enxergar as árvores como seres vivos, os mais antigos do planeta, e respeitá-las, preservando-as acima de tudo. A conscientização e educação ambiental são fundamentais nesse processo.
Divulguem essa data e a importância desses Seres Vivos em nossas vidas.

Algumas curiosidades sobre as árvores:

- Cerca de 95% dos brasileiros nunca viram um Pau-Brasil.

- Eleita árvore-símbolo do Brasil, os ipês-amarelos são impossíveis de se ignorar. No final do inverno, quando florescem, colorem quase todo o país com suas flores douradas. Apesar de serem consideradas ameaçadas, seu plantio em áreas urbanas vem revertendo este quadro.

Ipê amarelo  -  Fonte: http://www.fujiro.com.br/blog

- A árvore mais velha do Brasil, com mais de 3000 anos, é um Jequitibá-Rosa, situado no Parque Estadual do Vassununga em Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo.


- Encontra-se no Rio Grande do Norte, o maior cajueiro do mundo, que se estende por uma área de aproximadamente 8500 m².


Ocupa um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros. O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.


- Em Porto Velho – RO existe um Ipê-Amarelo que foi cortado para servir de poste de iluminação urbana, mas com os anos, o Ipê criou raízes e floresceu. Atualmente, a companhia de energia já retirou os fios e iluminação da árvore e passou para um poste de concreto ao lado da árvore.


Para saber mais –


Matéria modificada em 20/09/18.