sábado, 16 de janeiro de 2016

18 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DO RISO

Você já sorriu hoje? Aposto que sim! Todos nós rimos ou sorrimos várias vezes ao dia: para cumprimentar alguém, ao fazer ou ouvir alguma graça ou quando estamos brincando com alguém. Esses exemplos mostram que o nosso riso ocorre basicamente em situações sociais, ou seja, em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras. 


Foto: google imagens

            Os cientistas sabem que o riso não é apenas uma manifestação de alegria. Ele também torna menos grave mágoas e agressões. É só você reparar como, muitas vezes, utilizamos o riso para acabar com uma briga ou dizer não a alguém. Note também que um pedido de desculpas, geralmente, vem sempre acompanhado de um sorriso. Isso acontece porque o riso "desarma" as pessoas e facilita o comportamento amigável. 

A Qualidade de Vida é basicamente todo um conjunto composto por saúde, atividade física e mental, e o riso nos ajuda a conquistar isso tudo. Ele é responsável, por exemplo, pela geração de endorfinas, que são substâncias naturais, produzidas pelo próprio organismo, com propriedades analgésicas. Um simples sorriso emite uma informação que ativa a secreção de endorfinas no cérebro. Trata-se de um mecanismo similar àquele que aumenta a secreção de suco gástrico quando sentimos o cheiro de uma comida gostosa. 

Foto: http://docedeni.blogspot.com.br/2012/11/dia-nacional-do-riso.html

As teorias do riso na história da Filosofia são muitas, começando desde a Antiguidade. Platão e Aristóteles, por exemplo, diziam que o riso vem de certo sentimento de superioridade pelo qual expressamos nosso desprezo por aqueles que julgamos inferiores.

No início do século XX, Henri Bergson escreveu um ensaio sobre o riso, que se tornou uma espécie de clássico na literatura filosófica sobre o tema. Nele, Bergson sugere a ideia do riso como o rompimento com o mecânico, com o automatismo que permeia constantemente nossa vida cotidiana.

Bobos da corte - Tudo indica que eram os melhores comediantes da sua época, a Idade Média. Principalmente nos séculos XIV e XV, o bobo fazia parte do grupo de artistas sustentados pelas cortes, junto com pintores, músicos e poetas. O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes europeias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. 

Foto: google imagens

Palhaços – A profissão de palhaço é uma das mais antigas da humanidade. Historiadores afirmam que nas cortes dos imperadores chineses já havia sinais de palhaços, assim como em muitas tribos indígenas da América do Norte. Eles estão em muitos lugares. Nas ruas, teatros, televisão, cinema, hospitais e é claro, nos circos. Sua tarefa é fazer rir, o que eles fazem muito bem, a pelo menos, quatro mil anos. De artistas de rua a conselheiros dos reis, eles ocuparam as mais diversas posições, nas diferentes civilizações em que os encontramos.

Foto: google imagens

Doutores da Alegria - é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 24 anos promove as relações humanas e qualifica a experiência de internação em hospitais por meio da visita contínua de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife.


Foto: google imagens

Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a ONG foi inspirada no trabalho do Clown Care Unit, criada por Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova York. Wellington integrou a trupe de palhaços em 1988, satirizando as rotinas médicas e hospitalares mais conhecidas. Ao retornar ao Brasil, decidiu implantar um programa semelhante. Vinte e três anos depois, a ONG já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.
Foto: google imagens

Comédias - A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode estar presente em um espetáculo, história, ou até mesmo em um filme, que recorre intensivamente ao humor.

Grande Otelo
Foto: google imagens

De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cômico está baseado no fato de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais.

O Gordo e o Magro
Foto: google imagens

Curiosidades -
*    Gelotologia ou Gelotology é a disciplina que estuda o riso e o humor, bem como os seus efeitos sobre o corpo, a partir de uma perspectiva científica, médica, psicológica e fisiológica. Seus proponentes defendem muitas vezes a indução de risos por motivos terapêuticos. A palavra vem do grego “gelos” que significa riso, em homenagem à “Ghelos” o Deus do Riso.

*    O palhaço clássico, que pinta o rosto de branco e exagera suas expressões, apareceu no teatro grego há mais de 2.000 anos. Naquela época ainda não existia eletricidade; então os atores pintavam seus rostos de branco para que o público conseguisse enxergá-los melhor.


*    Entre os palhaços brasileiros famosos, vale citar o Arrelia, Picolino, Carequinha, Tic Tac, Atchim e Espirro. No Brasil, o dia 10 de dezembro é comemorado o Dia do Palhaço.

Palhaço Carequinha
Foto: google imagens

Frases -

Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.
- Charles Chaplin

Conhecemos um homem pelo seu riso; se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente.
- Fiodor Dostoievski

O riso é a estrela do horizonte da alma.
- Castro Alves


Foto: google imagens

Referências –
http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/37/artigo144580-1.asp
http://www.doutorrisadinha.com/Gelotologia.aspx
http://www.significados.com.br/bobo-da-corte/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-eram-os-bobos-da-corte?fb_comment_id=10150331386497235_10153104876902235#f253e4fa04
https://www.doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-os-doutores/
https://palhacemos.wordpress.com/historia/
https://sites.google.com/site/projetoupi/surgimento-dos-palhacos-1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9dia

domingo, 3 de janeiro de 2016

PENEDO – AL


Penedo é um município brasileiro do estado de Alagoas localizado ao sul do estado, às margens do Rio São Francisco. Emoldurada por este rio que banha e contorna sua paisagem secular, Penedo tem em seus limites uma bela visão para o rio que corre, em toda largura, na extensão de suas margens, indo desaguar no mar, logo adiante, no vizinho município de Piaçabuçu.
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Penedo_(Alagoas)

Criação do município: 12 de abril de 1636.
Localização: região sul do Estado de Alagoas.
Gentílico: penedense.
Mesorregião: leste alagoano.
Área: 689.156 km².
População: 60.378 habitantes – IBGE 2010.
Densidade: 87.61 habitantes/Km².
Clima: tropical úmido
Temperatura média anual: 26ºC
Altitude: 27 metros
Economia: cana-de-açúcar, agricultura, pesca e turismo.

Dados: https://sipealpenedo.wordpress.com/


História –
Tudo começou com o descobrimento do Brasil, em 1500. Em 1501, Américo Vespúcio descobre a foz do Rio São Francisco, Opara dos caetés, um rio tão grande quanto o mar, o rio mar, o Velho Chico…
O nome Penedo originou-se de a grande pedra. O povoado, fundado por Duarte Coelho de Albuquerque (filho de Duarte Coelho Pereira), das principais cidades históricas do Brasil, foi elevado à vila de São Francisco em 1636 e em fins do século XIX passou a ser denominada Penedo do Rio São Francisco.
Porta de entrada para o sertão, veículo de civilização e cultura do nosso povo. Em 1502 a Europa já ouvia falar sobre o Rio São Francisco através da Carta Geográfica de Alberto Cantino, despertando interesse para suas minas de ouro e prata.
Em 1534, Duarte Coelho Pereira, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, desceu pelo litoral, adentrou pela foz e a sete léguas encontrou um pequeno povoado que somente em 1560 foi oficialmente reconhecido pelo segundo donatário, Duarte Coelho Pereira de Albuquerque: Penedo do São Francisco.
Em 12 de abril de 1636, foi elevado à categoria de Vila com o nome de Vila do Penedo do São Francisco, recebendo o título de “Mui Nobre e Sempre Leal”.
Esta condição de vila foi conquistada por ser centro polarizador de material humano de primeira qualidade e pelo refinamento de sua cultura à moda européia, bem como seu status sócio econômico.
Em 1637, Maurício de Nassau invade Penedo e assim passamos 10 anos sob o domínio holandês. A Vila passa a chamar-se Maurícia.
 
Google imagens

http://reporteralagoas.com.br/novo/wp-content/uploads/2014/04/018.jpg

http://reporteralagoas.com.br/novo/wp-content/uploads/2014/04/025.jpg

Em 3 de fevereiro de 1760, pelo Coronel João Pereira Alves, era fundada a Santa Casa de Misericórdia de Penedo. E no ano de 1884 era concluída a construção do palco das artes, o Theatro 7 de Setembro.
É interessante consultar a linha do tempo em www.penedo.al.gov.br/a-cidade-de-penedo/linha-do-tempo-historica/ e a história do Rio São Francisco em www.penedo.al.gov.br/a-cidade-de-penedo/rio-sao-francisco/.

Economia e turismo –
Suas principais fontes de renda provem da atividade primária, com o coco, o arroz, a pesca e a cana-de-açúcar.

A cidade do Penedo foi incluída como um dos sete destinos turísticos pelo fórum mundial de turismo de 2005 do Movimento Brasil de Turismo e Cultura (MBTC). O MBTC é uma iniciativa de ação contínua, que tem como missão estimular o desenvolvimento local sustentável através do turismo e da valorização da cultura. 

Merece especial atenção na cidade a Fundação Casa do Penedo, fundada em 1992, tem por objetivo a preservação da memória da cidade, em especial do seu patrimônio artístico e cultural. A Fundação Casa do Penedo, em sua sede própria - na rua João Pessoa 126 -, tem uma biblioteca e hemeroteca especializadas, um arquivo iconográfico e documental informatizados.

Atrativos –
CATEDRAL DIOCESANA – construção do Século XVII, iniciada em 1690; substituiu a antiga igreja que ficava em frente ao Pelourinho.

CASA DE APOSENTADORIA E CADEIA ANTIGA – construção do Século XVII, concluída em 1782 em estilo colonial, inicialmente para hospedagem de Ouvidores.

PAÇO MUNICIPAL (PREFEITURA) – construção do Século XIX (1829); substituiu o prédio que hospedava os Ouvidores e ameaçava desabar.

https://sipealpenedo.wordpress.com

RUA DO BANHEIRO, OU RUA DAS LAVADEIRAS – as construções, sendo algumas do Século XVIII, feitas no rochedo que deu origem à cidade no Século XVI, iniciam em degraus de pedras que dão acesso ao rio. Em sua continuidade, acessos aos lindos Mirantes da Rocheira.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CORRENTE – construção do Século XVIII, iniciada em 1754, concluída 30 anos depois pela família Lemos. Germain Renê Bazin, historiador de arte e restaurador francês, diretor do Museu do Louvre, disse considerá-la “o mais belo templo do Brasil”. Confiram mais lindas fotos em http://imperialis.com.br/igreja-de-nossa-senhora-da-corrente/.
http://imperialis.com.br/igreja-de-nossa-senhora-da-corrente/

MUSEU DO PAÇO IMPERIAL – construção do Século XVIII, hospedou em 1859 o Imperador D. Pedro II. No primeiro andar, o museu retrara o Penedo dos Séculos XVIII e XIX e registros da visita imperial. No pavimento térreo está o “Memorial Raimundo Marinho”.
http://wayturismo.blogspot.com.br/2013/04/parabens-penedo-alagoas-377-anos.html


THEATRO SETE DE SETEMBRO – construção do Século XIX, inaugurada em 1884. Primeiro teatro de Alagoas teve planta do arquiteto italiano Luigi Lucarini. No alto da fachada, há estátuas representando as “deusas” da música, da pintura, da poesia e da dança.
http://wayturismo.blogspot.com.br/2013/04/parabens-penedo-alagoas-377-anos.html


MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL – construção do Século XIX, inaugurada em 1898. Chamam atenção os arcos que o dividem internamente.

IGREJA DE SÃO GONÇALO GARCIA DOS HOMENS PARDOS – construção do Século XVII, iniciada em 1758, no lugar onde havia uma modesta capela erguida por ermitões. Em seus altares, há imagens de madeira em tamanho natural.

CAPELA DA SANTA CRUZ DO CORTUME – construção do Século XX (1907); substituiu a antiga de 1818, no lugar onde um terreiro foi destruído pelo povo. Abriga a imagem do Bom Jesus dos Navegantes, cuja procissão é realizada anualmente, em janeiro, desde 1884.
https://sipealpenedo.wordpress.com/fotografias/1768-2/#jp-carousel-1769
A Igreja da Santa Cruz do Cortume (Edificação: 1818. Reconstrução/Ampliação: 1907) – R. Dr. Joaquim Nabuco, s/nº – Penedo-AL (Brasil)


CONVENTO FRANCISCANO E IGREJA SANTA MARIA DOS ANJOS – construídos entre os Séculos XVII e XVIII por frades franciscanos, pioneiros na transmissão da fé cristã, da educação e da arte a partir de 1660. No complexo do Convento está a Casa São Francisco.

CASA DO PENEDO – inaugurada em 1992, mantém precioso acervo e biblioteca de grande importância histórica, documentando as épocas da invasão holandesa, da escravatura, da formação da sociedade, sobre as artes e o homem do Rio São Francisco.
http://www.casadopenedo.com.br/fundacao/

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS – construção efetuada entre os Séculos XVII e XIX, no lugar da capela primitiva construída por escravos e libertos. Mantém uma máquina inglesa de gás acetileno, que a iluminava por encanação embutida nas paredes.

https://sipealpenedo.wordpress.com/templos/igreja-de-n-senhora-do-rosario-catedral-diocesana/

CONVENTO NOSSA SENHORA DOS ANJOS - O primeiro convento foi fundado em 1661, a pedido dos habitantes. O novo convento começou a ser construído em 1682, ficando prontas a capela-mor e a igreja da ordem terceira em 1689. Em 1694 estavam prontos os dormitórios dos religiosos. No século XVIII, o Convento teve sua arquitetura bastante enriquecida. Os adornos em pedra tem motivos fitomórficos, conchóides e de figuras humanas atarracadas e infantis que criam uma fantasia barroca muito criativa. O exterior do convento é sóbrio seguindo a linha das demais casas franciscanas do Brasil. O interior tem talha do século XVIII, em estilo rococó, onde se conserva a tradição da talha barroca do norte de Portugal. O interior da igreja tem influência das igrejas baianas.
http://wayturismo.blogspot.com.br/2013/04/parabens-penedo-alagoas-377-anos.html


Cultura e Arte –
Penedo é um relicário vivo que conserva até os dias de hoje um patrimônio artístico cultural de imenso valor. São eles: grupos de guerreiro, quilombolas, batucadas, bandas de pífano, trios pé-de-serra, orquestras, bonecos gigantes, chegança, poetas, escultores, pintores, contadores de estórias e causos, animadores, pescadores artesanais, santeiros, bordadeiras, artesãs de palha do ouricuri e fibra da bananeira.

Além dos eventos tradicionais que torna a cidade atrativa o ano inteiro:

Janeiro: Secular Festa de Bom Jesus dos Navegantes / Festival de Tradições Populares
Fevereiro: Carnaval da Alegria e Tradição
Abril: Aniversário de Penedo (12/04)/ Festival de Cultura (12 a 18/04)
Junho: Arrastapé de Penedo / Festa de Santo Antônio
Julho: Festival de Férias de Teatro / Festival de Dança
Agosto: Semana do Folclore
Setembro e/ou Novembro: Mostras de Cinema / Desfile de Sete de Setembro
Outubro: Festival de Gastronomia do Baixo São Francisco / Festival de Música / Festa da Padroeira da Cidade / Jornada Cultural
Novembro: Gincana de Pesca de Arremesso / Exposição de Artes Plásticas
Dezembro: Natal / Reveillon

Além de eventos diversos com datas móveis: shows artísticos, encontros, seminários, Motofest, espetáculos teatrais de rua, oficinas culturais, eventos esportivos, religiosos, dentre outros.

Referências –
http://www.penedo.al.gov.br/a-cidade-de-penedo/
http://viagem.uol.com.br/guia/brasil/maceio/roteiros/penedo-em-alagoas-atrai-amantes-de-historia-e-turistas-religiosos-/index.htm
http://wayturismo.blogspot.com.br/2013/04/parabens-penedo-alagoas-377-anos.html

https://sipealpenedo.wordpress.com
Folder -