sábado, 13 de fevereiro de 2016

13 de FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DO RÁDIO


Foto: http://papodehomem.com.br/como-transformar-um-radio-antigo-num-mini-amplificador-de-guitarra/

O dia 13 de fevereiro foi escolhido porque foi neste dia que a United Nations Radio emitiu pela primeira vez, em 1946, um programa em simultâneo para um grupo de seis países. A data foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012.

O Rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas frequências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação de voz (locução) e música.

A invenção do rádio é atribuída internacionalmente ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), que documentou experimentos nos anos 1890, não com transmissão de voz, mas de sinais telegráficos em código Morse. Marconi também recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1909, junto com o alemão Karl Ferdinand Braun (1850-1918), por suas pesquisas relacionadas à telegrafia sem fio. Diversas experiências foram realizadas pelo italiano a partir de 1896. Em 1901, ele aumentou seu prestígio ao fazer a primeira transmissão intercontinental, ao captar na Terra Nova, no Canadá, sinais transmitidos da Cornualha, na Inglaterra. Além de sua primeira patente, depositada no Reino Unido em 1896, ele registrou outras 33 nos EUA, documentando os processos e dispositivos empregados.

Guglielmo Marconi
Foto: Google imagens

Em novembro de 1919, foi inaugurada uma emissora de rádio regular em Rotterdam. Em 1920, inaugurou-se a primeira radiodifusora comercial, em Pittsburgh, Estados Unidos, com o prefixo KDKA.
O transporte marítimo, que já vinha utilizando a radiorelegrafia desde o início do século XX, passou a utilizar também a radiotelefonia, além disto, começaram a surgir estações amadoras que transmitiam programas musicais. O interesse do público pelos receptores aumentou.

No Brasil –

O rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado pela população brasileira (61% fazem isso); só perde para a TV que é vista regularmente por 97% dos brasileiros (pesquisa do Ibope 2014).

No Brasil, as circunstâncias foram bem diferentes para Roberto Landell de Moura (1861-1928), nascido em Porto Alegre, que estudou Física, Química e Teologia em Roma e foi ordenado padre em 1886. Suas primeiras transmissões de voz teriam ocorrido já em 1893, mas as referências disponíveis sobre elas não são satisfatórias para fins documentais.


Padre Roberto Landell de Moura
Foto:http://m.historiadomundo.uol.com.br//idade-contemporanea/landell-de-moura-o-inventor-do-radio.htm

Segundo relatos, no dia 3 de junho de 1900, esse padre reuniu figuras da imprensa, políticos e outras personalidades para a demonstração de seu invento em plena Avenida Paulista. Sem utilizar fios, o padre conseguiu transmitir a vos humana e sinais telegráficos à incrível distância de oito quilômetros.
Sendo morador de um país ainda essencialmente agrário, Landell acabou não conseguindo a projeção e o patrocínio necessários para fabricar comercialmente o seu invento. Desanimado com o resultado de seu esforço intelectual, foi para os Estados Unidos a fim de patentear seus inventos transmissores de informação e voz. Em outubro de 1902, o jornal norte-americano “The New York Harald” falou de seus inventos e realizou uma entrevista com o clérigo brasileiro.

Padre Roberto Landell de Moura
Foto: acervo Hamilton Almeida

No dia 07 de setembro de 1922 foi feita a primeira transmissão de rádio no Brasil, com o discurso do presidente Epitácio Pessoa. Isso se deu pela junção da Westinghouse Eletric com a Companhia Telefônica Brasileira, mas a primeira rádio foi inaugurada quase um ano depois, no dia 20 de abril de 1923, e o nome escolhido foi “Rádio Sociedade do Rio de Janeiro”.

Sem TV, o rádio reinou soberano até um pouco depois da metade do século passado, com as grandes orquestras, os programas musicais, as coberturas esportivas e as notícias em tempo real. As ondas curtas traziam as informações da guerra através de emissoras estrangeiras, as mesmas que durante a ditadura (64-85) eram as únicas fontes de informação confiáveis sobre o que ocorria em nosso país.

O subproduto dos engarrafamentos de trânsito, rotineiros nas cidades brasileiras, é o aumento da audiência do rádio. Em busca de notícias, o motorista quando as encontra é obrigado a ouvir também comentários sobre variados assuntos, com destaque para aqueles frequentes nos quais o país é sempre apresentado como se estivesse à beira do abismo.

Foto: Google imagens

             Mas a importância do rádio num país como o nosso não fica por aí. Em época de tablets e facebooks, as velhas cartinhas escritas à mão ainda chegam, por exemplo, através do correio, aos estúdios da Rádio Nacional da Amazônia em Brasília. Solicitam músicas, mas também pedem que sejam dadas notícias sobre a chegada de parentes, remédios ou de outras encomendas pelos barcos que circulam na região.
            

A Radionovela “Em Busca da Felicidade” -

Foto: http://radializando-o-radio.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

Era a primeira autêntica história seriada radiofônica, que haveria de durar 2 anos e que marcaria o dia 5 de junho de 1941; ficou na história do rádio brasileiro como a data mais importante do rádio-teatro. Exatamente às dez e meia da manhã, Aurélio Andrade anunciou ao microfone da Rádio Nacional do Rio de Janeiro:

Foto: http://radializando-o-radio.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

"Senhoras e Senhores, o famoso Creme Dental Colgate apresenta... o primeiro capítulo da empolgante novela de Leandro Blanco, em adaptação de Gilberto Martins... EM BUSCA DA FELICIDADE”.
                                       
Repórter Esso -

            Repórter Esso foi um noticiário histórico do rádio, transmitido em 14 países do continente americano por 59 estações de rádio e até na televisão. Foi o primeiro noticiário em radiojornalismo do Brasil, comandado pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro e patrocinado pela empresa “Standart Oil Company of Brazil”. Os locutores que fizeram o maior sucesso no programa foram Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues.

Locutor Gontijo Teodoro
Foto: http://radializando-o-radio.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html

            O Repórter Esso fez uma ampla cobertura da Guerra da Coreia em 1950, enviando correspondentes para o campo de batalha. Além das guerras, o programa dava ênfase às notícias de autoridades, estrelas e astros de cinema e feitos científicos norte-americanos, mostrando grande influência vinda do país.

            Com exclusividade, noticiou o suicídio de Getúlio Vargas em 1954 pelo fato de a empresa patrocinadora ter amplo trânsito no Palácio do Catete.

           Atualmente, há inúmeras emissoras de rádio com seus diversos programas. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Referências –

http://cartamaior.com.br/?/Coluna/O-radio-uma-forca-esquecida/30768
http://m.historiadomundo.uol.com.br//idade-contemporanea/landell-de-moura-o-inventor-do-radio.htm
http://www.unesp.br/aci/revista/ed14/ponto-critico
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=8&ved=0ahUKEwjGkrjS3uvKAhXCUZAKHUlqBj4QFghOMAc&url=http%3A%2F%2Fwww.locutor.info%2Fbiblioteca%2Fprimeiros_passos_do_radio.doc&usg=AFQjCNE_JyPhB2MHfbViWzTbCCE-NNxlVQ&sig2=f8uTMNTGwX_O7V8pRQHYbQ
http://radializando-o-radio.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html
http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-radio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Radiodifus%C3%A3o





sábado, 6 de fevereiro de 2016

19 DE FEVEREIRO – ANIVERSÁRIO DE TAPIRAÍ / SP

Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tapira%C3%AD_(S%C3%A3o_Paulo)

    Tapiraí está situado na Região Metropolitana de Sorocaba, em uma região cercada de Mata Atlântica, com rios de águas cristalinas e inúmeras cachoeiras. Tapiraí possui 80% de sua área tombada como Área de Proteção Ambiental (APA). Também foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Vizinha à Reserva da Jureia e ao Parque Estadual Carlos Botelho (Sete Barras, São Miguel Arcanjo, Tapiraí e Capão Bonito), a mata tapiraiense preserva muitos animais raros, inclusive pássaros que já atraíram muitos observadores ao município.

     O município ocupa uma área 755,100 km². Sua padroeira é Santa Catarina de Alexandria. A data de fundação do município é 19 de fevereiro de 1959.

Igreja Matriz Santa Catarina de Alexandria
Foto: Google imagens

Pontos Turísticos –

     Do ponto de vista turístico, Tapiraí é um grande atrativo para quem gosta do ecoturismo, oferecendo trilhas e belas cachoeiras, sendo algumas delas:

Cachoeira do Chá – Localizada no Bairro do Chá, a aproximadamente 15km do centro. É o principal atrativo do município. A Cachoeira conta com uma trilha de 1000 metros beirando as margens do Rio Corujas, durante a trilha os visitantes passam por uma belíssima piscina natural, até chegar à queda principal com 30 metros de altura.
Acesso: Fácil

Cachoeira do Chá
Foto: Google imagens

Cachoeira do Limoeiro – Localizada no bairro Limoeiro. A Cachoeira possui várias quedas d’água, sendo que na principal existe ainda uma pequena gruta e uma piscina natural.
Acesso: Fácil

Cachoeira do Limoeiro
Foto: Google imagens

Cachoeira do Alecrim – Localizada no bairro Alecrim. A Cachoeira possui uma queda de cerca de 4 metros de altura e embaixo da queda forma-se uma piscina natural de areia.
Acesso: Fácil

Cachoeira do Alecrim
Foto: Google imagens

Cachoeira do Belchior – Localizada no bairro Belchior. A Cachoeira possui duas quedas em um paredão de 15 metros de altura.
Acesso: Fácil com Guia

Cachoeira do Belchior
Foto: http://www.turismoemsaopaulo.com/visitantes/43-destinos/1289-tapirai.html
  
Cachoeira Fita Branca – Localizada no município de Tapiraí, porém, dentro do Parque do Zizo, o qual tem sua entrada na cidade de São Miguel Arcanjo.
Acesso: Difícil com Guia

Cachoeira Fita Branca
Foto: http://parquedozizo.com.br/wp/trilhas/

Cachoeira do Macuco – Localizada na estrada da CBA, a cachoeira possui uma queda média, formando uma piscina natural.
Acesso: Difícil com Guia

Cachoeira do Macuco
Foto: http://www.verdeminas.com/?p=590

Festa do Gengibre – 

     O gengibre é o produto agrícola mais importante de Tapiraí, cuja qualidade incomparável abastece o mercado nacional. Nessa região também são produzidas outras raízes, como inhame e mandioquinha.

Festa do Gengibre
Foto: Google imagens

    A Festa do Gengibre é uma festa regional de Tapiraí, com ênfase na produção agroindustrial regional que acontece todos os anos na cidade. A comemoração ocorre no mês de julho. Essa festa é organizada pelo Departamento de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Tapiraí, e pelo Conselho Municipal de Turismo (Contur). O evento oferece atrações gratuitas, desde rodeio e cavalgada, concurso de rainha do gengibre, exposições e shows gratuitos. As apresentações musicais ficam por conta dos cantores de nível nacional e regional, além da banda marcial municipal e apresentação de Taiko, uma tradição da colônia japonesa que tem presença em Tapiraí.
      

Aniversário –

  Tapiraí estará completando 57 anos de emancipação político administrativa. A programação festiva está pronta e terá a abertura no dia 18, às 19h, com a sessão solene na Câmara Municipal e se encerra no dia 28 de fevereiro, com vários eventos. 

Programação Comemorativa
Foto: http://www.melhoriasparapiedade.com.br/#!Tapira%C3%AD-Desfile-C%C3%ADvico-e-eventos-esportivos-ir%C3%A3o-compor-a-programa%C3%A7%C3%A3o-festiva-de-anivers%C3%A1rio/cjds/56af670d0cf2b4e0b612cbca


Referências –

http://www.turismoemsaopaulo.com/visitantes/onde-ir-e-o-que-fazer/destinos-e-roteiros/1289-tapirai.html
http://www.tapirai.sp.gov.br/index2.php?pag=T1RjPU9EZz1PVFU9T0dVPU9HST1PVEE9T0dFPU9HRT0=&idmenu=30
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tapiraí_(São_Paulo)
http://www.tapirai.sp.gov.br/

http://www.melhoriasparapiedade.com.br/#!Tapira%C3%AD-Desfile-C%C3%ADvico-e-eventos-esportivos-ir%C3%A3o-compor-a-programa%C3%A7%C3%A3o-festiva-de-anivers%C3%A1rio/cjds/56af670d0cf2b4e0b612cbca