segunda-feira, 13 de julho de 2015

16 DE JULHO – ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE JABOTICABAL


O município está localizado numa das mais ricas regiões do estado de São Paulo. Jaboticabal também é uma das cidades do estado que oferece uma das melhores condições de moradias. Quase a totalidade de suas vias localizadas no perímetro urbano é pavimentada; além disso, a cidade conta com 100% de água tratada e 100% e esgoto coletado. Jaboticabal destaca-se ainda como maior produtora de artefatos de cerâmica do país e maior produtora de amendoim, exportando o produto, inclusive, para países europeus.

A temperatura média é de 39°C. Entre os meses de outubro e março ocorrem muitas queimas e também, altas temperaturas. O período de seca é do ano inteiro.

Jaboticabal apresenta, além da sede do município, dois distritos: Córrego Rico e Lusitânia. A cidade está localizada a vinte quilômetros da margem do rio Mogi-Guaçu, nas esplanadas de quatro colinas, formadas pelos córregos Jaboticabal e Cerradinho.

Rio Mogi-Guaçú - Foto: http://www.panoramio.com/user/3227857/tags/Rio%20Mogi%20Gua%C3%A7u


 HISTÓRIA –

Até o século XIX, todo o oeste do atual estado de São Paulo era ocupado pelos índios caingangues. A partir desse século, essa região começou a ser ocupada por fazendas de café. Na primeira metade desse século, foi fundado um núcleo urbano às margens da nascente do córrego Jabuticabal, dentro das terras pertencentes ao português João Pinto Ferreira, considerado fundador da cidade. Em 1848, esse núcleo urbano adquiriu a categoria de distrito de paz. Em 1857, o distrito foi elevado a freguesia. Em 1867, foi elevado a vila, emancipando-se de Araraquara. Em 1868, foi instalada a câmara municipal, cujo primeiro presidente foi Manoel Martins Fontes, que escolheu o primeiro prefeito da cidade, João Nepomuceno Rosa. Porém os reais chefes políticos da cidade eram os coronéis da Guarda Nacional: Juca Vaz, Juca Quito, Major Novaes.

Tal situação perdurou até a queda da República Velha, com a Revolução de 1930. Na primeira metade do século XX, intensificou-se a chegada de imigrantes, em especial de italianos, portugueses, espanhóis e japoneses. Com a decadência da cultura do café, na década de 1930, a agricultura da região se diversificou, com a implantação de culturas como algodão, amendoim, arroz, milho e cana-de-açúcar. Desde essa época, a cidade também era famosa pela sua indústria cerâmica.

As datas importantes para a formação política de Jaboticabal são:

·       1828 (16 de julho): data oficial de fundação
·       1848: criação do Distrito de Paz de Jaboticabal
·       1857: elevada à categoria de freguesia
·      1867: elevada à categoria de vila, com direito à administração própria
·       1868: instalação da Câmara Municipal



Vista aérea de Jaboticabal em 1970
Foto: https://www.achetudoeregiao.com.br/sp/jaboticabal/historia.htm

Foto: http://aventureirosdoar44.blogspot.com.br/2010/09/quando-jaboticabal-sp-andava-na-contra.html

http://www.portalternurafm.com.br

PONTOS TURÍSTICOS –

• Pinacoteca Municipal
Praça Duílio Poli – Nova Jaboticabal

Foto: http://www.jaboticabal.sp.gov.br/2010/index.php/conteudo/visualizar/pontos-turisticos

• Museu Histórico "Aloísio de Almeida"
Rua:Mizael de Campos, 193 – Centro
(16) 3202-8323
Horário de Visitação:
De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

Foto: http://sp.viajantebrasileiro.com.br/estabelecimento/museu-historico-aloisio-de-almeida/


• Igreja Matriz/Catedral Nossa Senhora do Carmo
Construída para substituir a velha igreja matriz, a Catedral Nossa Senhora do Carmo teve sua planta trazida da Itália e foi inaugurada em julho de 1926.

Igreja Matriz: foto de 1879


Catedral Matriz N. S. Carmo, 09.04.1967
Foto by Delfino

Foto: http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/turismo-cultural/conhecida-como-cidade-das-rosas-jaboticabal-reune-beleza-e-cultura-15353.asp

• Lago Municipal "Carlos Rodrigues Serra"
Esplanada do Lago
Belo espaço ao ar livre, ponto turístico da cidade que é utilizado pela população para caminhada, atividades de esporte e lazer.

Foto: http://ecoviagem.uol.com.br

• Bosque Francisco Buck
O local confere ao município de Jaboticabal o status de ser uma das raras cidades brasileiras que possuem na sua área urbana, uma área verde nativa de Mata Atlântica intocável de mais de 70.000 metros quadrados com árvores e plantas características da região.

Bosque Francisco Buck
Foto:https://www.achetudoeregiao.com.br/sp/jaboticabal/turismo.htm

No Bosque, o turista pode fazer caminhada ecológica, observando mais de 2.000 árvores distribuídas em aproximadamente 80 espécies diferentes, todas elas identificadas, facilitando o reconhecimento.

CURIOSIDADES –

ORIGEM DO NOME - A origem do nome deriva de um Bosque de Jabuticabeiras nativas, existente dentro do primeiro perímetro demarcado.
Jabuticabal significa, portando, bosque das jabuticabeiras. A origem da palavra jabuticaba é indígena (tupi), “iaouti kaua”, fruto de que se alimenta o jabuti.



A palavra tem diversas variações: jaboticaba, jabuticaba, jabaticaba, jabotecaba e jabuticava.

Foto: http://ruralcentro.uol.com.br/analises/jabuticabeiras-centenarias-4193

A grafia tradicional do nome foi sempre Jaboticabal, e tornou-se oficial pela Lei Municipal nº 421 de 20 de setembro de 1960.


EPÍTETOS - A cidade é conhecida por seus três principais epítetos:

·       "Cidade das Rosas", pelas praças ornamentadas, pelos belos e exuberantes jardins, pelas inúmeras roseiras existentes nos jardins das casas e pela beleza de suas mulheres.

Foto: https://universodasflores.wordpress.com/tag/roseiras/

·       "Cidade da Música" ou "Campeã de Música", por sua história de glamour musical, protagonizada pelas suas bandas: Corporação Musical Gomes e Puccini e Sociedade Filarmônica Pietro Mascagni.

Foto: http://frissonporanamattos.blogspot.com.br/2012/07/comemoracao-de-100-anos-da-corporacao.html


Foto: https://www.google.com.br


·            "Atenas Paulista", pelos seus tradicionais colégios e, atualmente, pela presença de cinco unidades de ensino superior (incluindo um campus da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias: Rodovia Carlos Tonanni, Km 5 – Jaboticabal – SP).



Referências –

Nenhum comentário:

Postar um comentário