sábado, 16 de janeiro de 2016

18 DE JANEIRO - DIA INTERNACIONAL DO RISO

Você já sorriu hoje? Aposto que sim! Todos nós rimos ou sorrimos várias vezes ao dia: para cumprimentar alguém, ao fazer ou ouvir alguma graça ou quando estamos brincando com alguém. Esses exemplos mostram que o nosso riso ocorre basicamente em situações sociais, ou seja, em momentos de felicidade, prazer e brincadeiras. 


Foto: google imagens

            Os cientistas sabem que o riso não é apenas uma manifestação de alegria. Ele também torna menos grave mágoas e agressões. É só você reparar como, muitas vezes, utilizamos o riso para acabar com uma briga ou dizer não a alguém. Note também que um pedido de desculpas, geralmente, vem sempre acompanhado de um sorriso. Isso acontece porque o riso "desarma" as pessoas e facilita o comportamento amigável. 

A Qualidade de Vida é basicamente todo um conjunto composto por saúde, atividade física e mental, e o riso nos ajuda a conquistar isso tudo. Ele é responsável, por exemplo, pela geração de endorfinas, que são substâncias naturais, produzidas pelo próprio organismo, com propriedades analgésicas. Um simples sorriso emite uma informação que ativa a secreção de endorfinas no cérebro. Trata-se de um mecanismo similar àquele que aumenta a secreção de suco gástrico quando sentimos o cheiro de uma comida gostosa. 

Foto: http://docedeni.blogspot.com.br/2012/11/dia-nacional-do-riso.html

As teorias do riso na história da Filosofia são muitas, começando desde a Antiguidade. Platão e Aristóteles, por exemplo, diziam que o riso vem de certo sentimento de superioridade pelo qual expressamos nosso desprezo por aqueles que julgamos inferiores.

No início do século XX, Henri Bergson escreveu um ensaio sobre o riso, que se tornou uma espécie de clássico na literatura filosófica sobre o tema. Nele, Bergson sugere a ideia do riso como o rompimento com o mecânico, com o automatismo que permeia constantemente nossa vida cotidiana.

Bobos da corte - Tudo indica que eram os melhores comediantes da sua época, a Idade Média. Principalmente nos séculos XIV e XV, o bobo fazia parte do grupo de artistas sustentados pelas cortes, junto com pintores, músicos e poetas. O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes europeias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. 

Foto: google imagens

Palhaços – A profissão de palhaço é uma das mais antigas da humanidade. Historiadores afirmam que nas cortes dos imperadores chineses já havia sinais de palhaços, assim como em muitas tribos indígenas da América do Norte. Eles estão em muitos lugares. Nas ruas, teatros, televisão, cinema, hospitais e é claro, nos circos. Sua tarefa é fazer rir, o que eles fazem muito bem, a pelo menos, quatro mil anos. De artistas de rua a conselheiros dos reis, eles ocuparam as mais diversas posições, nas diferentes civilizações em que os encontramos.

Foto: google imagens

Doutores da Alegria - é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que há 24 anos promove as relações humanas e qualifica a experiência de internação em hospitais por meio da visita contínua de palhaços profissionais especialmente treinados em São Paulo e no Recife.


Foto: google imagens

Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a ONG foi inspirada no trabalho do Clown Care Unit, criada por Michael Christensen, diretor do Big Apple Circus de Nova York. Wellington integrou a trupe de palhaços em 1988, satirizando as rotinas médicas e hospitalares mais conhecidas. Ao retornar ao Brasil, decidiu implantar um programa semelhante. Vinte e três anos depois, a ONG já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.
Foto: google imagens

Comédias - A comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode estar presente em um espetáculo, história, ou até mesmo em um filme, que recorre intensivamente ao humor.

Grande Otelo
Foto: google imagens

De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Uma das principais características da comédia é o engano. Frequentemente, o cômico está baseado no fato de uma ou mais personagens serem enganadas ao longo de toda a peça. À medida que a personagem vai sendo enganada e que o equívoco vai aumentando, o público vai rindo cada vez mais.

O Gordo e o Magro
Foto: google imagens

Curiosidades -
*    Gelotologia ou Gelotology é a disciplina que estuda o riso e o humor, bem como os seus efeitos sobre o corpo, a partir de uma perspectiva científica, médica, psicológica e fisiológica. Seus proponentes defendem muitas vezes a indução de risos por motivos terapêuticos. A palavra vem do grego “gelos” que significa riso, em homenagem à “Ghelos” o Deus do Riso.

*    O palhaço clássico, que pinta o rosto de branco e exagera suas expressões, apareceu no teatro grego há mais de 2.000 anos. Naquela época ainda não existia eletricidade; então os atores pintavam seus rostos de branco para que o público conseguisse enxergá-los melhor.


*    Entre os palhaços brasileiros famosos, vale citar o Arrelia, Picolino, Carequinha, Tic Tac, Atchim e Espirro. No Brasil, o dia 10 de dezembro é comemorado o Dia do Palhaço.

Palhaço Carequinha
Foto: google imagens

Frases -

Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.
- Charles Chaplin

Conhecemos um homem pelo seu riso; se na primeira vez que o encontramos ele ri de maneira agradável, o íntimo é excelente.
- Fiodor Dostoievski

O riso é a estrela do horizonte da alma.
- Castro Alves


Foto: google imagens

Referências –
http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/37/artigo144580-1.asp
http://www.doutorrisadinha.com/Gelotologia.aspx
http://www.significados.com.br/bobo-da-corte/
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-eram-os-bobos-da-corte?fb_comment_id=10150331386497235_10153104876902235#f253e4fa04
https://www.doutoresdaalegria.org.br/conheca/sobre-os-doutores/
https://palhacemos.wordpress.com/historia/
https://sites.google.com/site/projetoupi/surgimento-dos-palhacos-1
https://pt.wikipedia.org/wiki/Com%C3%A9dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário