segunda-feira, 14 de novembro de 2011

RIFAINA / SP

História –

Conhecido pelos Bandeirantes e sertanistas desde meados do século XVI, o território rifainense só foi povoado a partir da abertura da Estrada Goiás e de um outro caminho, rumo ao julgado de Desemboque.
A ocupação objetiva foi demorada, em consequência  das constantes investidas de seus primitivos habitantes, [índios caiapós, que dominavam vasta área do nordeste paulista, sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro.
O fator decisivo para a formação do primeiro arraial foi a construção de uma ponte férrea nas vizinhanças de Jaguara ligando os municípios de Franca e Desemboque.


Liderados por Manuel Pereira Cassiano, um grupo de sitiantes escolheu um lugar nas vizinhanças do Rio Grande e doou para a Diocese de São Paulo, dando origem ao arraial de Santo Antônio do Cervo em janeiro de 1862.
Em 1873 o arraial foi elevado à categoria de Freguesia, com a denominação de Santo Antônio de Rifaina. Com a inauguração da estação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, em 1877, a vila de Santo Antônio de Rifaina, recebeu grande impulso em comércio e indústria oleira. Em 21 de dezembro de 1921, seu nome foi simplificado para Rifaina, vindo a passar à categoria de município em 24 de dezembro de 1948.

Localização –


20º04´50"S E 47º25´17"O, ao Norte e a Leste com o estado de Minas Gerais; ao Sul e Oeste com o munícipio de Pedregulho/SP, divisa com Igarapava/SP e está a 464 km da Capital do Estado SP, 68 Km de Franca/SP, 37 Km de Conquista/MG e 32 Km de Sacramento/MG.      

População –

3.465 habitantes entre Urbano e Rural.
Flutuante: aproximadamente 5.000 pessoas.

Topografia –

Acidentada, vegetação marcada pela presença de Mata Atlântica e cerrado.

Clima –

Tropical, com médias térmicas anuais entre 19 e 28 graus.
Os meses mais chuvosos vão desde novembro até janeiro e os mais secos de maio à junho.

Hidrografia –

O município é banhado pelo Rio Grande, Córrego do Boqueirão, Córrego do Cervo, Ribeirão do Bom Jesus e Córrego das Posses ou Lageado.

Turismo –


A Represa, que deu origem a Praia de Rifaina, foi formada pela construção da Hidrelétrica de Jaguara, pertencente à Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG. As obras iniciaram na década de 1960 e o primeiro gerador entrou em operação em 1970.
O reservatório de Jaguara possui cerca de 33km2 de extensão e seu nível possui variação de apenas 2 metros, tornando a região e consequentemente, a cidade de Rifaina, atrativos a investimentos turísticos.
Rifaina possui ainda, excelentes opções de lazer – Cachoeiras, Córregos, passeios de Escuna, Lanchas, Jet-Ski, Quadricicolos, passeios a cavalo, caminhadas, trilhas – enfim, o clima e a tranquilidade da cidade propicia momentos agradáveis e de descontração. À noite, as opções são bares na avenida da praia (Av. Calixto Jorge), ou no entorno das praças 24 de Dezembro e Edgar Ajax.

Notícias –

A Prefeitura de Rifaina, em parceria com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa - de Franca realizou no último dia 22/09/10, o Seminário-Palestra sobre Meios de Hospedagem, previsto na listagem de cursos de capacitação do setor turístico. A palestra foi ministrada no CER – Centro de Eventos de Rifaina “Divino Roberto Gonçalves” sob a responsabilidade da consultora Sônia Hadue. Segundo o SEBRAE, “diante das mudanças que se processam em nosso cotidiano, sentimos necessidade constante de buscar novos conhecimentos e novas maneiras de agir a fim de nos mantermos atualizados e preparados para nossas tarefas e desafios profissionais”.
O evento de Rifaina teve como principal objetivo, a realização de autodiagnósticos, onde os empreendedores pontuaram quais os aspectos em seus empreendimentos merecem maior cuidado e ações de mudança, nas questões relacionadas à operação e gestão dos empreendimentos. A partir destas informações o Projeto de Turismo disponibilizará propostas de qualificação em gestão e operação para Meios de Hospedagem, segundo o Secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura, Cláudio Masson.


Como chegar –

Para chegar em Rifaina, existem as seguintes opções:

1 - Rodovia SP 334 "Cândido Portinari" Franca/Rifaina
2 - Rodovia MG 428 "Assis Chateaubriand" Araxá MG/Rifaina
3 - Vicinal "Osvaldo Gilberto" Rifaina/Igarapava


Prefeitura Municipal de Rifaina-SP
Rua Barão de Rifaina, 251
CEP:14490-000 
Fone: (16) 3135-9500


Nenhum comentário:

Postar um comentário