quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ITACARÉ / BA

Imagem: pt.wikipedia.org/wiki/Itacaré


Para quem gosta de sol, mar, praias virgens, rios e cachoeiras, Itacaré é o lugar ideal. Situado entre o mar e a Mata Atlântica, possui além das belezas naturais, um povo alegre e hospitaleiro e que joga capoeira como poucos outros! Seu litoral é repleto de praias belíssimas, muitas delas tão pequenas que nem aparecem em mapas ou em guias de viagem. As praias de Itacaré atraem muitos surfistas, em função das ondas fortes e das águas quentes o ano inteiro, inclusive no inverno. A região possui também rios e cachoeiras que valem a pena ser visitados.



História -
Itacaré teve origem em uma aldeia de índios que vivia da caça, pesca e agricultura de subsistência. A colonização portuguesa foi iniciada por volta de 1530, com a criação das capitanias hereditárias. Em 1720, o Jesuíta Luis da Grã ergueu a capela de São Miguel, batizando a comunidade com o nome de São Miguel da Barra do Rio de Contas.
A Igreja Matriz e a Casa dos Jesuítas integram os principais monumentos históricos de Itacaré. Durante o período de colonização, os portugueses e jesuítas sofriam ataques constantes dos indígenas. Por isso os padres construíram um túnel ligando a Igreja e a Casa dos Jesuítas, por onde fugiam das perseguições.
O povoado foi elevado a município em 26 de janeiro de 1732, através da Dona Maria Athaíde e Castro, a Condessa do Resende, donatária da capitania de Ilhéus. O primeiro Prefeito Municipal foi Joaquim Vieira dos Santos, entre os anos de 1890 e 1893.   
O significado da palavra Itacaré ainda causa dúvidas. Para alguns, quer dizer “Pedra Redonda”, enquanto outros acham que é “Pedra Bonita”. De acordo com uma pesquisa junto à Biblioteca Central da Universidade
Federal da Bahia, a palavra Itacaré é formada por: “itacá” (rio ruidoso) e “ré” (diferente). Assim, Itacaré significaria “rio de ruído diferente”. 
Entre 1890 e 1940, a base econômica de Itacaré era a produção de cacau e seu porto era um dos principais pontos de escoamento da produção agrícola do estado. Mas o porto assoreou, deixando a cidade isolada porque as estradas eram muito ruins. Nos anos 1980, com a vassoura de bruxa, houve um processo de declínio e empobrecimento. Com a estrada-parque (BA-001), inaugurada em 1998, o turismo se transformou na nova fonte de renda do município. 

Clima -

Praia da Concha / Foto: arquivo pessoal

Como a maioria dos lugares do nordeste brasileiro, Itacaré pode ser visitado o ano inteiro, pois há sol e águas quentes tanto no inverno, quanto no verão. As chuvas se concentram no período do inverno (julho/agosto), mas não chegam a atrapalhar os visitantes.

 

Vegetação e Relevo -

Praia da Concha / Foto: arquivo pessoal

A vegetação da região de Itacaré é basicamente Mata Atlântica, predominante na região. Apesar das iniciativas a favor da preservação, o desmatamento já abriu feridas graves no local. Foi recentemente inaugurada uma Área de Proteção Ambiental (APA) no município e também um programa de educação ambiental na tentativa de frear o desmatamento. 

Faz parte do cenário de Itacaré o mar da Bahia, praias de areia branca e solta, coqueiros e a vegetação da Mata Atlântica.


Praias de Itacaré -
§            Concha
§                     Coroinha
§                     Costa
§                     Engenhoca
§                     Havaizinho
§                     Itacarezinho
§                     Jeribucaçú
§                     Pontal
§                     Prainha
§                     Resende
§                     Ribeira
§                     São José
§                     Serra Grande
§                     Siriaco
§                     Tiririca

Praia da Concha -

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

Formada pelo encontro do mar com o Rio de Contas suas águas calmas e menos salgadas formam uma pequena enseada ideal para a prática de esportes náuticos como windsurf e canoagem. O farol quadrado – existem poucos no Brasil neste formato, a maioria localizados na Bahia - é a representação da identidade marítima baiana. O pôr-do-sol na Ponta do Xaréu é uma atração a parte para finalizar em grande estilo mais um dia de diversão.


Foto: arquivo pessoal

Cachoeira do Tijuípe -

Foto: arquivo pessoal

De fácil acesso, a Cachoeira do Tijuípe está localizada dentro da Fazenda do Carioca, distante poucos quilômetros do centro de Itacaré. 
Com uma queda de aproximadamente 4 metros de altura e 15 metros de largura e um incrível volume d’água, forma um belo poço com água quentinha, perfeita para banhos.
 
O local conta com uma boa infraestrutura.

Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal


Distâncias de Itacaré a -
Ilhéus (BA): 65 km
Itabuna (BA): 95 km
Belo Horizonte (MG): 1139 km  
Brasília (DF): 1318 km
Porto Seguro (BA): 370 km
Recife (PE): 1140 km
Rio de Janeiro (RJ): 1307 km
Salvador (BA): 455 km
Salvador(BA): Via Ferry Boat 228 km
São Paulo (SP): 1668 km
Vitória (ES): 760 km 

Como chegar -

De carro:
De Salvador, tomar o ferry boat até a Ilha de Itaparica. Seguir pela BA-001 até  Travessão, onde deve seguir pela BR-101 até Uruçuca, seguindo pela BA-262 até Ilhéus. Ao chegar em Ilhéus (Praia do Norte) seguir a estrada para Itacaré, com cerca de 70km. Pode-se também chegar pela BR-101 a partir de Salvador (via Uruçuca-Ilhéus).
Vindo do sul do país tomar a BR101 até Itabuna. De Itabuna seguir até a Praia do Norte em Ilhéus, onde começa a rodovia para Itacaré. 

De avião:
O aeroporto de Ilhéus é o mais próximo de Itacaré, localizado a cerca de 70 km. Ao aterrissar, as opções são tomar um táxi a partir de Ilhéus ou ir até a rodoviária de Ilhéus e pegar um ônibus da companhia Rota.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário