quinta-feira, 25 de outubro de 2012

25 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DO MACARRÃO


Imagem: Google Imagens

Hoje, 25 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Macarrão. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima), a data foi celebrada pela primeira vez em 1995, durante o I World Pasta Congress, evento realizado em Roma e que reuniu alguns dos principais fabricantes do mundo. Desde então, o dia 25 de outubro é usado para
difundir os benefícios do macarrão e aumentar 
o consumo per capita em diversos países. 
Fonte acessível e saudável de energia e bastante prático de preparar, o macarrão chegou no Brasil no final do século 19, trazido pelas primeiras famílias de imigrantes italianos. Se por um lado não foram os italianos que criaram o macarrão foram eles, sem dúvida, os maiores difusores e consumidores do macarrão por todo o mundo. Para se ter uma ideia, em 2010 o consumo per capita foi de 26 quilos na Itália, enquanto no Brasil esse número ficou em 6,4 quilos, segundo dados da International Pasta Organization (IPO). 

Atualmente as massas são classificadas em quatro grupos - secas, instantâneas, frescas e pré-cozidas -, mas em cada um deles existe uma variedade enorme de tipos e formatos. Isso sem falar nas opções de molho, que vão desde os tradicionais ao sugo e bolonhesa até os mais incrementados, que reúnem diversos ingredientes e temperos em uma combinação única de cor, textura e paladar. 

Imagem: Google Imagens

História –

A origem do macarrão não está esclarecida ainda. Há registros de tipos de massas, que poderiam ter originado o macarrão, na história de várias civilizações antigas, como dos assírios e babilônicos.
Na versão mais comum, o macarrão teria sido trazido da China ao Ocidente por Marco Polo, no século XIII. Entretanto, em 1279, 16 anos antes do retorno de Marco Polo, foi registrada uma cesta de massas no inventário de um soldado genovês. A palavra macaronis, utilizada no inventário, seria derivada do verbo maccari, de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar.

Apesar da origem desconhecida do macarrão, é a partir do século XIII que o macarrão foi difundido pela Europa. Os italianos foram seus maiores difusores e consumidores, tanto que inventaram mais de 500 variedades. No entanto, o ancestral do espaguete foi um produto trazido pelos árabes para a Europa, também no século XIII. Eram tubos ocos compridos, de massa leve, que secavam enrolados em fios de palhas.
No século XVIII o espaguete ou spaguetti já era tão popular que os aristocratas ingleses eram capazes de viajar até Nápoles só para comer a massa, servida em barracas no meio da rua.
A palavra spaguetti significa barbante, e chegou ao Brasil, junto com outros tipos de massas, trazidos pelas primeiras famílias de imigrantes italianos.
Imagem: Google Imagens

A arte da massa é uma história de amor cotidiano. De tradição e costumes. Foram criados diferentes tipos e formatos de massas (muitas inusitadas), que exprimem toda essa paixão dos italianos pela "pasta". A arte da massa reflete a imaginação de cada região ou até de uma pequena aldeia na querida e "Velha Bota". Muitos especialistas no assunto afirmam que existem, no mínimo, 500 variedades entre tipos e formatos.
Imagem: Google Imagens

Os costumes variam de Norte a Sul do país. A palavra "pasta" (massa dos italianos) vem do grego pastillos. Ela é citada nos textos do poeta Horácio, especialista em versos culinários. Há várias lendas que envolvem o surgimento da massa. Por volta do ano 1000 foi escrita a primeira receita "oficial" de massas no livro "De arte Coquinaria per vermicelli e maccaroni siciliani" (A arte de cozinhar macarrão e vermicelli sicilianos), de autoria de Martino Como. Há também quem diga que o mercador veneziano Marco Polo teria auxiliado na disseminação do uso do macarrão.

Para saber mais –







Nenhum comentário:

Postar um comentário